Se você está planejando uma viagem para o Chile, um dos pontos mais importantes para reduzir o seu orçamento é saber como comprar câmbio em Santiago.

Organizar uma viagem internacional sempre gera algumas dúvidas, principalmente em relação à moeda local.

Continue a leitura para descobrir qual moeda levar e os melhores lugares e horários para comprar pesos chilenos em Santiago.

Vale a pena comprar pesos chilenos no Brasil?

Essa opção quase nunca é válida. Como o real é valorizado em relação ao peso chileno, fazendo a troca nas casas de câmbio do Brasil você pode ter um prejuízo de até 20% em relação ao que pode conseguir fazendo o câmbio em Santiago.

Além disso, trocar real para peso chileno no Brasil não é tão fácil, pois são poucas as casas que fazem a transação. Para ter certeza, você pode acompanhar pela Internet a cotação do real no Chile e comparar com a cotação no Brasil.

Qual é o melhor lugar para comprar câmbio em Santiago?

Em Santiago é possível encontrar diversas casas de câmbio com a cotação vantajosa. Procure pela melhor cotação em locais próximos a você e que não saiam tanto do roteiro da sua viagem. Avalie sempre o melhor custo x benefício, às vezes a economia que você vai fazer não paga o gasto com o deslocamento.

A Rua Augustinas é conhecida por ter as opções mais vantajosas de câmbio. Ela fica bem próxima ao Palácio La Moneda e a Plaza das Armas. Por ter muitas casas de câmbio, a concorrência faz com que a cotação seja boa. Mas, atenção, faça o câmbio apenas nas lojas da calçada, os prédios são conhecidos por terem golpes.

Pra quem estiver hospedado no bairro da Providencia, a dica é procurar as casas de câmbio na rua Pedro de Valdívia. Assim, não há necessidade de se deslocar até o Centro para conseguir trocar o dinheiro com uma boa cotação.

Qual o melhor momento para comprar os pesos chilenos?

Fora do horário bancário, a cotação se ajusta para pior, já que a concorrência com os bancos não ocorre. Então, a melhor hora para comprar moeda é em dias de semana, durante o horário de funcionamento dos bancos.

Em Santiago, as casas de câmbio funcionam de 9h às 18h durante a semana. Aos sábados, elas abrem apenas de manhã. Então, dependendo do dia e horário que você chegar, não será possível comprar o câmbio nas ruas com as melhores cotações.

Nesse caso, troque o mínimo possível em casas de câmbio em shoppings ou no Aeroporto (que funciona 24h) para pagar suas despesas até que possa ir até uma casa de câmbio com o preço mais atrativo.

Qual moeda devo levar para o Chile?

Muita gente fica em dúvida se vale a pena levar o dinheiro em dólar para trocar por pesos chilenos em Santiago. Isso vai depender. Se você já tem os dólares, pode levar para comprar os pesos na viagem sem problemas. Mas, por causa das taxas que terá de pagar no Brasil para comprar dólar, vale mais a pena levar o dinheiro para o Chile em real.

Quando vale a pena usar o dólar?

No Chile, as hospedagens costumam ter uma taxa de 19% em cima do valor pago que pode ser abatida para turistas. Para ter direito a esse abatimento, você deve fazer o pagamento da hospedagem em dólar. Então, leve o dinheiro em espécie ou use um cartão pré-pago ou de crédito.

Além de Santiago, você ainda consegue comprar moeda chilena com reais em Viña del Mar e Valparaíso. Mas, se você estiver viajando para a Patagônia Chilena, Atacama ou Lagos Andinos, só é possível trocar o dinheiro em Santiago (se tiver tempo), levar dólares e usar cartões pré-pagos ou de crédito, pois nessts locais é muito difícil conseguir fazer a troca do real.

Comprar câmbio em Santiago pode fazer com que você faça uma boa economia nos custos da sua viagem. Esteja sempre atento à localização das casas de câmbio com as melhores cotações e tente sempre comprar nos horários de funcionamento do banco.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe o post com os amigos em suas redes sociais!