O passaporte é o nosso documento de identidade sempre que deixamos o país, em uma viagem para fora da América Latina. A maioria dos países exige uma validade de 6 meses, no mínimo, a partir da data da viagem.

Mesmo que o seu não esteja vencido ainda, é bom garantir e renovar o passaporte para ter esses meses de segurança. Saiba agora como fazer a renovação!

Renovar o passaporte ou fazer um novo?

Para a Polícia Federal, órgão que emite o passaporte, não existe renovação. Você simplesmente dará entrada em um novo documento de viagem, que vai conter também as informações do seu documento antigo. Mas, apesar dos dados serem os mesmos, o número do passaporte vai mudar.

Seu novo passaporte será do novo modelo

Até 2016, o documento tinha validade de 5 anos. Com o novo modelo, passou a valer durante 10 anos. Além disso, tem uma taxa de confecção um pouco maior a ser paga: aumentou de R$ 156,07 para R$ 257,25. Ele vem com novos sistemas de segurança, que incluem um chip contendo foto e biometria.

Quem possui o passaporte novo, eletrônico, ganhou algumas facilidades na hora de viajar. O controle migratório ficou muito mais rápido, já que a leitura do documento é feita por uma máquina e leva apenas segundos.

Em alguns aeroportos, o processo já é automatizado. Você passa em uma espécie de catraca que compara o seu rosto com as informações visuais contidas no chip. Isso elimina a entrevista tradicional.

No Brasil, a maioria dos aeroportos já é equipada com essas máquinas. Por enquanto, poucos países estão utilizando essa tecnologia. Mas, mesmo assim, o processo com o passaporte eletrônico é agilizado.

Quais são os documentos necessários?

Para emitir um novo passaporte, você deve preencher uma solicitação, no site da Polícia Federal, pagar o boleto referente à taxa e agendar a visita para entregar os documentos. Todos devem ser originais e não ficarão retidos, é só para mostrar.

Na hora agendada, serão coletadas suas impressões digitais e tirada uma foto. Os documentos que você precisa levar são:

  • documento de identidade que comprove o local de nascimento (ou seja, só a carteira de motorista não vale; mas pode ser o passaporte antigo);
  • caso tenha mudado o nome por algum motivo, precisa mostrar os documentos antigos também, com o nome de nascimento;
  • CPF;
  • título de eleitor e comprovante de voto na última eleição ou justificativa;
  • quitação do serviço militar;
  • passaporte anterior;
  • comprovante de pagamento da taxa de emissão.

Depois de seguir esses passos, precisa esperar a emissão, que leva cerca de 10 dias. Você deve retirar seu novo passaporte no mesmo local em que o solicitou. O aviso de entrega será mandado por e-mail.

Renovar o passaporte é um processo simples. Você só precisa ter atenção aos prazos e agendar com antecedência a visita à Polícia Federal, porque pode ser que não haja horários muito próximos.

Está pensando em viajar? Que tal considerar um pacote de viagem? Veja aqui por que os pacotes de viagem valem a pena!