Blumenau é um dos principais polos cervejeiros do país. A cidade possui forte tradição ligada à produção da bebida por conta de sua influência germânica. Não é à toa que o município se tornou o palco da maior Oktoberfest do Brasil. Cervejaria em Blumenau é o que não falta, tornando a região catarinense um paraíso para quem aprecia um bom chope.

Para embarcar nessa viagem não basta apenas ter um seguro do cartão de crédito e conhecer os termos de viagens. Também é preciso estar aberto para conhecer uma variedade de cervejas que mistura diversos aromas e modos de fabricação.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 6 cervejarias em Blumenau que você vai adorar.

1. Cervejaria Bierland

O nome desse bar já demonstra a influência alemã. Bierland significa "a terra da cerveja". A cervejaria produz desde as tradicionais Pilsen até edições limitadas, como a Bierland 1516, feita para comemorar o aniversário de 500 anos da Reinheitsgebot, a Lei Alemã da Pureza.

O espaço pode ser visitado mediante agendamento prévio entre terça a sexta-feira, das 15h às 16h. A entrada custa R$ 25 por pessoa. A cervejaria fica na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5361.

2. Cervejaria Eisenbahn

Ao menos 11 variedades da bebida você pode conferir na Eisenbahn. A empresa é uma das principais cervejarias artesanais do Brasil, produzindo cerca 200 mil litros por mês, distribuídos para 17 estados brasileiros e para países como EUA e Suíça.

Uma cerveja que vale a pena ser degustada é a Eisenbahn 5. Elaborada pelo processo conhecido como dry hopping, adiciona-se à cerveja uma segunda leva de lúpulos aromáticos. Essa cervejaria está na Rua Bahia, nº 5181.

3. Cervejaria Wunder Bier

Fundada em 2007, a Wunder Bier é especializada em chopes. Por lá, você encontra ao menos cinco estilos diferentes. O destaque está para a WeinBier, produzida a partir dos momentos finais da maturação do Lager-Hell. A este estilo, acrescenta-se chope, vinho tinto suave de uvas rubi e suco integral.

A textura é macia e encorpada, enquanto o paladar é adocicado e com colarinho encorpado. A Wunder Bier está localizada no bairro Fortaleza, na rua Fritz Spernau, nº 155.

4. Cervejaria Zehn Bier

Desde 2003, a Cervejaria Zehn Bier tem recebido cervejeiros de todo país. A marca conta cinco estilos de cervejas engarrafadas e duas na versão chope. Uma dica é experimentar a Weizen, uma cerveja de trigo tradicional região da Baviera, na Alemanha. A sua coloração é dourada e tipicamente turva, e o aroma é suave e frutado.

A cervejaria fica na Rua Benjamin Constant, nº 26, no bairro São Luiz.

5. Cervejaria Container

Entediados com as cervejas de sempre, um grupo de amigos resolveu se reunir para fazer algo novo. Em 2012, depois de muito trabalho, fundaram uma cervejaria inglesa para destoar da região, que é rodeada por cervejarias alemãs.

A empresa possui grande variedade da bebida, cujo destaque é a Bakerloo. O rótulo é uma combinação de aroma de malte levemente frutado e de lúpulo moderado. Para degustar essa cerveja, basta comparecer à rua Gustavo Zimmermann, nº 4764, no bairro Itoupava Central.

6. Cerveja Blumenau

A cervejaria que leva o nome da cidade promete demonstrar o respeito que tem pela produção de cerveja. Para isso, a marca apresenta uma série de novidades. Destaque para a Macuca Imperial Stout, produzida com a combinação de 6 tipos de maltes cujo aroma e sabor possuem notas de chocolate, café e torra.

Quem quiser degustar este e outros rótulos da marca, basta visitar o local, que fica na rua Arno Delling, nº 388, na região de Itoupavazinha.

Se você está de malas prontas, não se esqueça de incluir algumas cervejarias em Blumenau no roteiro! Mas antes de contratar uma agência de turismo para a viagem, tome cuidado com as empresas picaretas. Pesquisar reputação, referências e ler com cuidado as especificações do contrato são algumas das maneiras de ficar longe de problemas durante seu passeio.

E aí, qual dessas cervejarias você gostaria de conhecer? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!