A forte influência alemã e italiana faz da Serra Gaúcha uma viagem dos sonhos. É como colocar os pés em um pedacinho da Europa sem sair do Brasil. Montanhas, clima serrano, arquitetura alpina e larga produção de uvas e vinhos são algumas das atrações da região. Não falta o que fazer na Serra Gaúcha.

Formada por mais de 40 municípios, dos quais Gramado, Canela e Bento Gonçalves são os maiores expoentes turísticos, os principais locais de interesse ficam a menos de 130 quilômetros da capital, Porto Alegre. Veja as dicas para aproveitar o melhor da Serra Gaúcha.

Gramado

O primeiro destino turístico da Serra Gaúcha não poderia ser outro. Gramado é uma cidade linda e cheia de atrações. A 135 quilômetros da capital, chegar a ela é bem fácil. Há ônibus e transfer diretos para a cidade a partir do aeroporto da capital. De carro, você pode ir tanto por Gravataí e Taquara (BR-101, RS-020 e RS-115), como via Novo Hamburgo (BR-290, BR-116, RS-239 e RS-115).

Assim que chegar à cidade, aproveite para caminhar na Avenida Borges de Medeiros, a principal. Nela, você terá uma amostra de tudo o que tem para fazer ali para não esquecer nada. São inúmeros restaurantes, chocolatarias e lojas superdescoladas.

Os passeios imperdíveis são: Lago Negro, fábricas de chocolate, refeição na Rua Coberta, rodízio de fondue, Snowland, MiniMundo e o Museu de Cera. Uma ótima dica é comprar por meio da sua agência de turismo o tíquete do ônibus hop on hop off. Com ele, você percorre todos os pontos turísticos de Gramado.

Canela

Essa é a adorável cidade vizinha de Gramado. Canela é considerada em muito roteiros como coadjuvante entre as opções do que fazer na Serra Gaúcha, mas essa é uma grande injustiça. Esse destino é maravilhoso.

O seu charme começa logo na chegada, com o Caminho das Hortênsias. Se você tiver o privilégio de visitar Canela entre dezembro e fevereiro, terá grandes chances de encontrar muitas flores às margens da estrada que leva à cidade.

E a natureza, definitivamente, é o melhor de Canela. Experimente visitar o Alpen Park, o Parque da Serra e, claro, o Parque do Caracol, com a sua cachoeira que é um verdadeiro cartão-postal.

Bento Gonçalves

Aqui, o auge são as uvas e vinhos. A 120 quilômetros de Porto Alegre, Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos. Prepare-se para visitar ao menos duas produtoras e se impressionar com o terroir da Serra Gaúcha.

Além disso, a cidade oferece um passeio inesquecível: é o percurso até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa por meio da um trem maria-fumaça.

Outras atrações espetaculares que devem fazer parte de um pacote de viagem por Bento Gonçalves são as homenagens aos antepassados, como o Monumento ao Imigrante, no Centro, o Memorial e o Parque Temático Epopeia italiana.

A Serra Gaúcha é um destino incrível, que conta com cenários deslumbrantes, arquitetura encantadora, gastronomia deliciosa e infraestrutura completa.

Além das cidades citadas, existem outras, como Caxias do Sul, Três Coroas, Sério, Cambará do Sul e Nova Petrópolis, que são perfeitas para dias de descanso e contato com diferentes culturas e natureza rica.

Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre o que fazer na Serra Gaúcha e em outros lugares fantásticos ao redor do mundo.