Você vai viajar e contratou uma agência de turismo que te ajudou a escolher o destino, a montar seu roteiro e a pesquisar os melhores preços de passagens e hospedagem.

Mas, durante a viagem, você sabe qual é o papel da agência de turismo? O que ela pode fazer por você quando chegar ao seu destino e também o que não é responsabilidade dela?

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este post. Continue a leitura e confira!

Qual é o papel da agência de turismo durante a viagem?

Em um pacote de viagem completo, normalmente está incluído o serviço de transfer (receptivo) entre o local de desembarque, geralmente aeroportos, e o local de hospedagem (hotéis, pousadas, resorts etc). A empresa que vai realizar o transporte presta serviço para a agência de turismo e, com certeza, possui confiabilidade certificada.

Da mesma forma, a hospedagem, os passeios que incluem o transporte e, em alguns, casos até o ingresso são disponibilizados por outra empresa, também contratada pela agência de turismo. Resumidamente, você contrata a agência e paga um valor único que inclui diversos serviços executados por várias empresas.

Sendo assim, o papel da agência de turismo durante a sua viagem é garantir que tudo que todos os serviços incluídos no valor pago por você sejam efetivamente realizados da forma combinada. Isso inclui horários, qualidade das acomodações e do veículo utilizado para transporte, qualificação do motorista e do guia de turismo contratado, entre outros aspectos.

O que fazer se algo não sair conforme o combinado?

Ao chegar ao seu destino, se você verificar que qualquer item oferecido não está de acordo com o que foi contratado, deve, imediatamente, entrar em contato com a agência de turismo, pelo telefone ou por e-mail. A agência, então, deve intervir de forma efetiva a resolver o seu problema, inclusive providenciando troca de acomodações e de transporte, se for o caso.

Verifique no seu contrato as situações em que se pode pedir reembolso, prestando atenção ao prazo para solicitá-lo e aos casos em que não é necessário solicitar com antecedência.

O que não é responsabilidade da agência de turismo?

Adequações pontuais que não vão interferir no que foi contratado, mas que atendam a necessidades que surgem durante a viagem, podem ser decididas e acertadas com a empresa contratada, sem necessidade de intermediação da agência de turismo.

Por exemplo: se o passeio possui um roteiro predeterminado, mas surge a necessidade de incluir uma parada para alimentação e o grupo a ser atendido concorda e aceita a solicitação, essa alteração pode ser realizada. Adequar algum horário, desde que atenda a todos, também é possível.

No caso de troca de acomodações para categorias superiores, verifique o que consta em seu contrato, mas, na maioria dos casos, isso pode ser solicitado no próprio hotel e a diferença de custo é paga no local. A mesma regra é válida quando se quer acrescentar alguma refeição ao pacote ou realizar algum passeio que não esteja no roteiro.

Agora que você já sabe qual é o papel da agência de turismo durante a viagem, entre em contato conosco e conheças as vantagens de contratar nossos serviços!