Para viajar é preciso estar munido de tickets e bagagem. Além disso, é preciso estar, minimamente, preparado para decifrar alguns dos termos de viagens mais comuns. Eles podem ser siglas, mas são palavras presentes na viagem do início ao fim.

Não importa se esteja viajando de trem, ônibus avião, carro ou navio. Saber reconhecer os termos, mais comuns, dos percursos das viagens, é fundamental para fazer um passeio sem sustos ou cheio de incertezas.

Conheça 20 termos de viagens que você precisa saber!

1. All inclusive

Esse termo indica que, no valor da diária do hotel, estão inclusos: café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias, além das bebidas e algum tipo de entretenimento. Esse tipo de serviço é ideal para quem faz turismo de negócios, já que não precisa se preocupar em sair do hotel para, por exemplo, buscar alimentação.

2. PAX ADT

ADT é a expressão, que abrevia o termo inglês adult, que significará passageiro adulto.

3. Air Show

Informações referentes ao voo que aparecem na tela do vídeo do avião. Distância e duração da viagem, por exemplo, estão disponíveis no Air Show.

4. Arrival

Significa destino, local de chegada.

5. Bilhete conjugado

Bilhete complementar emitido, especialmente, para cobrir trecho do roteiro que, eventualmente, foi alterado.

6. Brunch

É uma espécie de café da manhã reforçado, que inclui pratos quentes. Ele, geralmente, é servido a partir das 11h.

7. Carry on

Trata-se da bagagem de mão que é permitida levar a bordo de aviões. Geralmente, o peso máximo não ultrapassa cinco quilos e 115 cm do total de largura, altura e comprimento do volume. Essa bagagem precisa ser considerada na hora do checklist de viagem, a fim de evitar maiores problemas.

8. Check room

Verificação que é feita do quarto de hotel e do frigobar no momento do check-out ou chegada do hóspede.

9. CSL

Sigla que designa acomodação de casal, na hotelaria.

10. Day rate

Percentual acrescido à diária do hóspede que permanece no hotel após ter expirado a diária. Em muitos casos, esse valor equivale a 50% da diária.

11. Eurailpass

Termo usado para denominar os passes em viagens de trem para a Europa, com tarifas especiais, para estrangeiros vendidos no Brasil.

12. Gate

É o mesmo que portão de embarque.

13. Go Show

Expressão usada para significar que o embarque será feito por lista de espera.

14. Last call

Refere-se à última chamada para o passageiro fazer o embarque.

15. Late check-in

Quer dizer que o passageiro realizou o check-in após o horário definido da garantia da reserva.

16. Milhagem

O sistema de milhagens é um incentivo, oferecido pelas companhias aéreas, para premiar com milhas grátis os passageiros que viajam frequentemente.

17. No show

Trata-se de quando o passageiro não comparece no dia e horário marcado para usufruir do serviço adquirido, seja de viagens, seja de hospedagem.

18. Non Stop

Quer dizer que o voo não fará paradas durante o percurso.

19. Overbooking

Situação na qual bilhetes aéreos ou reservas em hotéis foram vendidos em quantidade acima da quantidade disponível. Com isso, não há assentos ou quartos para todos os passageiros ou hóspedes.

20. Pitch

É o espaço que fica entre as poltronas de um avião.

Esses são alguns termos de viagens mais usados. Para garantir um ótimo passeio, é importante se familiarizar com eles, durante o período em que você está se preparando para embarcar. Eles representam detalhes que evitam constrangimentos ou qualquer outro problema no momento do embarque.

E você, gostou do nosso glossário? Compartilhe este post, nas redes sociais, e instigue seus amigos a viajar também!