Viajar é uma das melhores maneiras de sair da rotina, distrair a mente e esquecer um pouco dos problemas, além de ter o privilégio de conhecer novas culturas. Mas tudo isso só será possível se você realizar um bom planejamento de viagem. É muito ruim sonhar meses com um passeio e na hora tudo sair errado.

Por isso, é muito importante planejar tudo detalhadamente. Mas se você é daqueles que não sabe realizar esse planejamento, saiba que pode contar com uma agência de turismo para te ajudar nessa tarefa. Neste post você vai aprender como planejar sua viagem e a importância da agência nessa etapa.

Como fazer um planejamento de viagem

Para um bom planejamento da sua viagem é necessário, antes de tudo, definir a data que você pretende ir, bem como quantos dias vai querer ficar em cada lugar. Os feriados prolongados são ótimas opções para você aproveitar mais o passeio, porém, na maioria das vezes, os pacotes ficam bem mais caros.

Por isso, além da escolha da data, deve haver um bom planejamento financeiro. Só assim você vai saber quanto tem e qual valor está disposto a pagar pela viagem. O orçamento é a base de tudo, pois a partir dele será possível escolher meio de transporte e hotel, conforme o dinheiro que possui. Lembrando que não precisa ter muito dinheiro para fazer excelentes viagens, é só adequar ao seu orçamento.

Enfim, no planejamento deve constar tudo o que você deve fazer antes, durante e após a sua viagem.

Importância de uma agência de turismo no planejamento de viagem

A agência de turismo tem a função de auxiliar na elaboração de um bom e completo planejamento de viagem. Nessa hora é sempre bom contar com uma empresa que já tem experiência no ramo e poderá te ajudar mostrando o que você deve fazer e aquilo que nunca pode ser feito durante uma viagem.

A agência ajuda a montar todo seu roteiro, indicando tudo que você precisa levar para a viagem, desde documentos até dicas de como aproveitar cada atração. Aponta quais são as melhores companhias aéreas, podendo ainda indicar bons hotéis para que você não fique inseguro no momento da escolha, pois não há nada pior que você contratar um hotel e quando chegar ao local descobrir que não é nada do que você pensava.

Outro importante papel da agência de viagem é na troca de moedas. Muitas pessoas têm dificuldades em fazer isso, então a sua agência pode te ajudar nessa tarefa.

De forma geral, a agência tem papel de facilitar a vida do turista, dizendo quais são os melhores destinos e datas para viajar, auxiliando naquilo que for preciso.

O que não pode faltar no planejamento de viagem

1. Montagem de um roteiro

Realizar uma viagem sem um roteiro dos pontos turísticos que pretende conhecer e quantos dias ficará em cada lugar pode fazer você perder muito tempo. Então, antes de tudo, já programe bem cada dia do seu passeio.

2. Comprar passagem e hospedagem com antecedência

Passagem e hospedagem devem ser compradas com bastante antecedência. Isso evita o imprevisto de não encontrar mais nenhum dos dois e ser motivo de estresse — você até pode encontrar, mas com valores muito acima daquilo que está disposto a pagar.

3. Analisar o clima do local

Não se esqueça de conferir como é o clima do seu destino e como estará a temperatura nos dias de viagem. Isso auxiliará no momento de arrumar as malas, mas lembre-se de que podem ocorrer mudanças nas temperaturas, então esteja sempre preparado para tudo.

4. Documentação

Este ponto é muito importante! Prepare todos os seus documentos com antecedência para não passar sufoco nas vésperas da viagem. Lembrando que para voos internacionais, exceto para países do Mercosul, é necessário a apresentação do passaporte.

Fazer um planejamento de viagem nem sempre será uma tarefa fácil, pois envolve vários pontos que podem passar despercebidos por muitas pessoas. Por isso, o ideal é que você procure uma agência de viagem para te auxiliar nessa tarefa e assim poder ter uma viagem prazerosa e tranquila.

Agora que você aprendeu como fazer seu planejamento, conheça 12 dicas essenciais para fazer o checklist de viagem.