Você pode não saber o que é o efeito jetlag, mas é provável que o tenha sentido pelo menos uma vez nada vida. Fadiga, cansaço, sonolência, dor de cabeça e irritação são alguns sintomas desse desconforto que surge após médias e longas viagens, comprometendo todo o planejamento, seja a negócios ou lazer.

O jetlag ocorre porque o relógio biológico se desorienta com a mudança de fuso-horário. A alteração da sequência habitual de dia e noite, além dos horários de comer e dormir, faz com que o organismo reclame até se sincronizar ao horário local.

Confira a seguir algumas dicas para amenizar os efeitos do jetlag e tornar a sua viagem mais produtiva:

1. Siga os horários à risca

A primeira coisa que deve ser feita quando botamos os pés em uma nova localidade é acertar os relógios de acordo com o horário local. Respeitar a mudança de fuso horário é fundamental para que o organismo se adeque rapidamente à nova rotina. Mesmo que não haja muita fome e sono, tente se alimentar e dormir de acordo com a hora local.

2. Alimente-se bem

Comidas leves e saudáveis podem ajudar a diminuir a fadiga e o mal-estar. Ainda dentro do avião, opte por alimentos que não contenham muito açúcar e gordura. Assim, você minimiza os incômodos causados pelo jetlag, ao mesmo tempo em que mantém o organismo fortalecido. Além, inclusive, de evitar os enjoos que podem surgir durante o voo.

3. Faça exercícios leves

Trocar a noite pelo dia é outra característica comum ao desembarcar após uma longa viagem. Uma maneira de tentar contornar a situação é a prática de exercícios leves, como sugere a BBC.

Se falta sono à noite, uma caminhada, por exemplo, pode ajudar a aumentar a qualidade do sono, mesmo que você durma menos. Assim sobrará energia e não bocejos durante o dia.

4. Use óculos escuros contra o jetlag

Seu corpo obedece a um ciclo de funcionamento de 24 horas, que se baseia na percepção de claro e escuro. Quando anoitece, menos luz chega a retina, que envia uma mensagem ao cérebro para produção de melatonina, um hormônio que induz o sono.

Ao usar óculos escuros durante os voos, você controla a quantidade de luz que chega aos olhos, ajudando o organismo a se adaptar.

5. Evite ingestão de álcool

Ingerir bebidas alcoólicas no fuso-horário habitual já pode causar desconfortos, quando estamos sob os efeitos do jetlag então... Faça o possível para evitar a ingesta de álcool antes e durante as viagens.

Se você optar por alguns drinks nas primeiras horas na nova localidade, saiba que isso pode piorar o incômodo sentido pelo corpo. Por outro lado, a água e isotônicos são sempre bem-vindos, já que garantem a hidratação.

Apesar de existirem algumas maneiras naturais, como as que elencamos, algumas pessoas optam pela ingestão de medicamentos que amenizem sintomas ou desconfortos específicos. Nestes casos, lembre-se sempre de pedir orientação médica. Remédios para dormir, por exemplo, nem sempre são recomendados durante viagens de avião.

Anotou todas as dicas para escapar do jetlag? Então confirme seu voo com antecedência e boa viagem! Mas, antes de embarcar, curta a nossa página no Facebook e conheça outras maneiras de aproveitar ainda mais as suas viagens!