Para quem quer fazer viagens internacionais, emitir passaporte é essencial para se chegar ao seu destino. Europa, Estados Unidos, e vários outros lugares que não estão inseridos na América do Sul exigem esse documento e obtê-lo é bastante simples.

Pensando nisso, preparamos este post para que você aprenda de uma vez por todas como emitir seu passaporte. Então, confira!

Reúna a documentação necessária

Emitir passaporte é muito simples e você pode fazê-lo sem grandes preocupações ou despesas. É a Polícia Federal quem emite esse documento e para que você o consiga, deverá ir a algum de seus postos duas vezes. A primeira será para tirar suas digitais e foto e, posteriormente, para pegar seu passaporte já pronto. Confira a documentação:

  • Documento de Identidade: pode ser a sua Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, carteira funcional reconhecida em lei federal ou Carteira de Trabalho. Passaporte anterior também é aceito e, se houver mudado de nome por causa de matrimônio, leve a Certidão de Casamento;
  • Título de Eleitor: é necessário o título, juntamente aos comprovantes de votação da última eleição — dos dois turnos, caso houver. Lembrando que se não os tiver, deverá levar uma declaração da Justiça Eleitoral comprovando estar quite com suas obrigações;
  • CPF: caso estiver constado em sua Carteira de Identidade, de Trabalho ou CNH, não será necessário;
  • Alistamento Militar Obrigatório: no caso dos homens;
  • Certificação de Naturalização: para quem for naturalizado.

Além disso, no caso de não ser sua primeira solicitação de passaporte, deverá levar o anterior, a fim de não ser cobrado a taxa em dobro pela falta de sua apresentação.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

O site da Polícia Federal disponibiliza um formulário bem simples que você deve preencher. Lá, você encontra 4 telas com dados pessoais, documentos e dados complementares.

Na última tela você terá a opção de escolher o local de atendimento, pois há uma lista com as cidades e postos disponíveis. Após esse procedimento, gere o protocolo e imprima o número para levar no dia de apresentar a documentação.

Pague a taxa para emitir passaporte

Depois de concluir o formulário de solicitação, você deverá gerar um boleto referente a GRU (Guia de Recolhimento da União). Atualmente, a taxa apresenta o valor de R$ 257,25. Dessa forma, após o pagamento, apresente o comprovante junto a documentação exigida pela Polícia Federal.

Agende a data de atendimento para comparecer ao posto da Polícia Federal

Em alguns postos, devido a demanda, é necessário realizar o agendamento. Você somente poderá o realizar após pagar a GRU.

Depois disso, você deverá comparecer ao posto da PF com toda a documentação, o comprovante de pagamento e o protocolo de solicitação.

Não é preciso levar fotografia, pois, esta será tirada pela própria Polícia Federal. Eles recolhem a sua documentação e tiram sua foto, digitais e assinatura. Após todo esse procedimento, é preciso apenas aguardar o prazo que, normalmente, gira em torno de seis dias úteis.

Retire o seu passaporte

Quando ficar pronto, compareça ao posto com um documento de identidade original e pronto! Seu passaporte estará em mãos. A validade é de 10 anos.

Caso tiver alguma dúvida, a Polícia Federal mantém uma página relativa a isso em seu site com as informações de emissão de passaporte para estrangeiros, menores de idade e outros assuntos.

E aí, gostou do nosso guia de como emitir passaporte? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro deste e de outros assuntos!