Você já deve ter percebido que planejar uma viagem por conta própria fica mais caro do que contratar uma agência especializada para fazer isso. Essa variação de preços acontece, principalmente, porque as agências de turismo negociam preços menores com as companhias áreas, resultando em uma cotação bem menor! Já sabia disso?

Nesse artigo nós vamos explicar como ocorre essa negociação e ainda apresentaremos mais vantagens ao optar pelas agências de turismo no momento de planejar suas viagens. Acompanhe.

As negociações dos bastidores

No preço de uma passagem aérea não está incluso apenas o direto de ocupar um assento no avião. Ele também compreende taxas, impostos, lucro e outros fatores que representam valores monetários para as empresas aéreas. Esses valores são repassados para o consumidor que paga o preço estabelecido.

Mas uma pessoa ou organização, ainda que planeje viagens com frequência, representa um lucro pequeno para uma empresa aérea. Isso porque ela tem um bom faturamento pela somatória do lucro de todos os serviços que oferece. Logo, poucas passagens são vendidas.

E no caso das agências de turismo, elas encaminham para as companhias aéreas diversos clientes todos os dias. O impacto que essas agências geram para o faturamento das companhias é muito mais expressivo quando comparado com uma pessoa que realiza viagens esporádicas.

Sendo assim, para as empresas aéreas é vantajoso manter a fidelidade das agências de turismo, para que elas continuem enviando mais e mais passageiros. E a forma como conseguem fazer isso é oferecendo boas condições de pagamento para as agências, com preços atrativos.

É aí que se iniciam as negociações, contratos e parcerias. Enquanto as agências de turismo procuram por empresas que ofereçam um serviço de qualidade, de segurança com menor custo para elas. Já as empresas aéreas oferecem valores diferenciados para as agências, reduzindo um pouco a sua margem de lucro ou as taxas administrativas, de modo que seu preço seja competitivo em relação às demais empresas aéreas.

Embora reduzam o seu lucro, as companhias ganham em volume de passageiros, e é isso o que faz com que elas tenham um bom faturamento através das agências, mesmo com um preço menor do que aquele oferecido de forma particular.

Outras vantagens de contratar agências de turismo para sua viagem!

Embora o valor da passagem aérea seja uma vantagem na contratação das agências de turismo, elas ainda oferecem outras, como:

  1. Você não precisa se preocupar com o planejamento da viagem, isto é, escolher a melhor empresa aérea, prestadores de serviço com melhor custo-benefício, entre outros.
  2. Você pode controlar melhor os gastos de cada viagem por meio de relatórios e reduzir os custos para a empresa com estratégias mais eficientes.
  3. O processo de planejamento da viagem se torna mais dinâmico e é feito em menor tempo.

É por isso que a contratação de agências de turismo é a melhor opção para quem deseja fazer uma viagem tranquila, com conforto, segurança, comodidade e pelo menor preço. Tudo isso sem precisar fazer pesquisas extensas ou sofrer o desgaste de tentar negociar preços melhores para os serviços que irá utilizar.

Você pode conferir outras dicas e assuntos interessantes sobre viagens, planejamento e redução de custos. Basta curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas postagens!