Não importa se você está embarcando na sua primeira viagem ou se você é um viajante experiente, ter um checklist de viagem completo sempre vale a pena para garantir que você não se esqueça de nada.

Afinal, uma viagem envolve vários preparativos como a organização dos documentos, a reserva do hotel e do voo (se você for de avião), a arrumação das malas e até mesmo a tomada de vacinas, dependendo do lugar para onde você vai. Com tanta coisa para se preocupar é comum acabar se esquecendo de alguma coisa.

Por isso, se você vai fazer uma viagem, não deixe de conferir o checklist que preparamos especialmente para você, garantindo que assim você não esqueça nada em casa!

1. Organize os documentos necessários

Estar com todos os documentos em dia e organizados é essencial para garantir que não haja nenhum grande estresse na sua viagem. O ideal é deixá-los separados em uma carteira ou pasta exclusiva para eles e que esteja sempre ao seu alcance durante a viagem.

Com relação à documentação, as exigências dependerão muito do tipo de viagem que você fará.

Em viagens nacionais, você precisará apenas de um documento oficial com foto (RG, CNH, Passaporte ou mesmo Carteira de Trabalho).

Já em viagens internacionais, você precisará:

  • passaporte válido por pelo menos mais seis meses;
  • visto (se obrigatório) para entrar no país de destino;
  • seguro viagem: é exigido apenas em alguns países, mas é sempre bom ter;
  • RG: importante notar que nos países da América do Sul você pode viajar portando apenas este documento, sem passaporte ou visto;
  • Comprovantes: em muitos países são exigidos comprovantes do lugar onde você ficará, de quanto tempo ficará e de todo o seu roteiro de viagem.

Além disso, procure sempre ter cópias dos seus documentos em lugares diferentes dos originais para o caso de perdas ou furtos.

2. Faça as reservas com antecedência

Isso é muito importante para garantir que você não tenha problemas com voos e hospedagens devido à falta de disponibilidade.

Além disso, no caso de viagens internacionais, é essencial que as reservas sejam feitas com antecedência e que você tenha o comprovante de cada uma delas (da reserva em hotéis, da passagem de ida e de volta — se você tiver somente a passagem de ida, sem data prevista para volta, provavelmente terá problemas ao desembarcar no país de destino).

3. Faça a revisão veicular

Vai viajar de carro pelo país ou pela América do Sul? Então não se esqueça de fazer a revisão do seu veículo para garantir uma viagem mais segura e tranquila! Verifique o estado do motor, parte elétrica, freios e pneus.

4. Vacinas

Dependendo do lugar para onde você viajará, existem vacinas a serem tomadas. E não é só no exterior: existem estados aqui no Brasil mesmo (Acre, Amapá e Amazonas, por exemplo) que exigem a vacina contra a febre amarela.

Informe-se quanto a isso no Ministério da Saúde (para viagens nacionais) e emita o seu Certificado Internacional de Vacinação (para viagens internacionais).

5. Separe o dinheiro necessário

Calcule previamente o quanto, aproximadamente, você precisará para viajar tranquilo. Lembre-se de deixar um dinheiro extra para as emergências. Além disso, confira a moeda do seu destino e faça a conversão de câmbio.

Outra dica é evitar andar com muito dinheiro na viagem. Prefira utilizar um cartão de débito, que é muito mais seguro. Converse com seu banco para verificar se o seu cartão é aceito internacionalmente.

6. Prepare as malas

Preparar as malas pode ser uma tarefa um tanto árdua, principalmente para mulheres, que tendem a levar muito mais itens do que os homens. Porém, tente economizar espaço levando apenas o necessário:

  • necessaire com itens de higiene;
  • necessaire com itens básicos de maquiagem;
  • roupa íntima;
  • traje de banho;
  • 1 par de calçados confortáveis;
  • 1 par de sapatos para sair durante o dia;
  • 1 par de sapatos para sair à noite;
  • algumas peças básicas, mas que combinem entre si;
  • acessórios para incrementar o visual e que ocupam bem menos espaço;
  • óculos de sol;
  • repelente;
  • protetor solar.

Seguindo esse checklist de viagem certamente a sua será muito mais tranquila, segura e divertida! Gostou das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e confira muitas outras!