O checklist de viagem é uma atividade obrigatória tanto para um viajante que já percorreu diversos lugares do mundo quanto para um mochileiro embarcando para sua primeira aventura. É preciso ter cuidado e se preparar bem cedo para curtir a viagem com tranquilidade.

Como sabemos que uma viagem é cheia de detalhes e que muitos deles podem passar despercebidos, selecionamos 12 dicas essenciais para seu checklist. Confira!

1. Faça reservas com antecedência

Pois é, o checklist da viagem já começa no planejamento. Não deixe para reservar hotéis e passagens aéreas no último minuto. As chances de você ficar sem lugar para dormir ou pagar muito mais caro nas diárias e passagens são grandes. É melhor não arriscar!

2. Confira se vai precisar de visto

A viagem é internacional? Cheque se o país que você vai visitar precisa de visto. Não se esqueça de verificar se os países por onde fará escala exigem essa burocracia ou não.

Caso precise solicitar um visto de entrada, veja quais são os prazos de emissão para evitar dores de cabeça perto da data de embarque.

3. Cheque seu passaporte

Verifique se seu passaporte é válido por um tempo maior que o da sua viagem completa. Isso é importante porque vários países não aceitam turistas que estão com documentos próximos do vencimento.

Nova Zelândia, Bélgica, Alemanha, França, Portugal e Noruega, por exemplo, são nações que exigem que os passaportes sejam válidos por, pelo menos, três meses a partir da data de saída do país. Já Austrália, Índia e Japão solicitam validade de, pelo menos, seis meses.

Por isso, é fundamental conferir as regras para cada lugar por onde vai passar ou então renovar o passaporte faltando cerca de sete meses para a data de expiração.

4. Tome as vacinas e medicações recomendadas

Não deixe de tomar todas as medicações e vacinas recomendadas ou obrigatórias. O ideal é checar essas informações e atualizar sua carteira de vacinação com, pelo menos, dois meses de antecedência da data da viagem, já que o corpo precisa de um tempo para desenvolver a imunidade necessária.

5. Faça um checklist dos seus documentos

Além de conferir o passaporte, se você deseja realizar uma viagem internacional é bom verificar outros documentos importantes, como a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Não se esqueça da carteira de vacinação internacional para comprovar que tomou as vacinas necessárias, o comprovante de compra da moeda do país que irá visitar e a apólice do seguro viagem.

Tanto para viagens nacionais quanto internacionais, é bom fazer um checklist de outros documentos, como RG, CNH, confirmação de reserva de hospedagem e reserva de voos ou passagens do ônibus.

Faça também cópias físicas de todos esses documentos e armazene versões digitais no celular ou no laptop.

6. Entre em contato com o banco

Fale com o gerente do seu banco para avisar que estará viajando durante determinado período e informe seu destino. O objetivo é evitar que seu cartão de crédito ou de débito seja bloqueado.

Vale checar também se há limites de saque e qual a melhor forma de entrar em contato com o seu banco no exterior em caso de necessidade.

7. Guarde um e-mail comas informações importantes

Envie para você mesmo um e-mail com a maior quantidade possível de detalhes sobre sua viagem. Vale enviar as cópias digitalizadas dos documentos, dados dos voos, informações sobre a reserva do hotel, telefones úteis e o que achar necessário.

8. Faça as malas com antecedência

Não deixe essa atividade para a última hora. Correria no momento de arrumar as malas é certeza de passar apuros durante a viagem por esquecer algum item importante.

A escolha das roupas vai variar muito conforme o local escolhido, duração da viagem e estação do ano. Cheque a previsão do tempo e sempre esteja preparado para mudanças repentinas. Se o clima promete calor intenso, leve um casaco para não sofrer com um friozinho fora de hora.

Não se esqueça de que alguns itens são necessários sempre, não importa a estação do ano: toalha, escova de dente, creme dental, desodorante, pente, meias e roupas íntimas.

Uma dica para evitar levar coisas desnecessárias é arrumar as malas mais de uma vez. Olhe toda a pilha de roupas e sapatos e pense se é necessário levar tudo aquilo.

9. Verifique os eletrônicos

Confira se sua câmera fotográfica está funcionando e se o espaço para armazenamento é suficiente.

Veja também se não está se esquecendo do carregador de celular e leve uma bateria extra para casos de emergência. Fones de ouvido são itens importantes para ajudar a se distrair durante a viagem, então já os inclua na lista.

Ah! Lembre-se de checar se há necessidade de comprar adaptadores de tomada!

10. Prepare-se para imprevistos

Como há sempre um risco da bagagem despachada ser extraviada, separe uma troca de roupas e itens de higiene e coloque-a na sua mala de mão. Todos os seus documentos e outros itens importantes devem ficar com você na bagagem de mão.

Uma dica importante para evitar dores de cabeça com bagagens extraviadas é ter fotos da mala para ajudar na localização e etiquetas com seu nome, telefone, e-mail e endereço.

11. Confirme seu horário de chegada no hotel

Uma semana antes da viagem, ligue ou envie um e-mail para o hotel onde ficará hospedado para confirmar seu horário previsto de chegada e verificar se está tudo certo com a reserva.

12. Conte com a ajuda de profissionais

Se mesmo depois de conferir todas as dicas acima você se sentir inseguro, tenha paciência! Organizar uma viagem pode ser algo bastante trabalhoso, ainda mais porque muitas pessoas o fazem enquanto têm várias outras coisas do trabalho e da vida pessoal para resolver.

Por isso, uma solução interessante é recorrer a um profissional por meio de uma agência de turismo para fazer boa parte desse checklist para você! Além disso, ao fechar com uma agência você consegue pagamentos diversificados, ofertas especiais e suporte quando precisar.

Gostou das nossas dicas essenciais para realizar um checklist de viagem? Aproveite seguir nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!