Uma novidade para muitos, o cartão de crédito pré-pago já está há um bom tempo no mercado. Contudo, ainda é uma alternativa pouco utilizada mesmo com sua praticidade de uso e capacidade de ser aceito até para compras internacionais.

Ficou curioso para saber como ele funciona? Neste texto nós vamos destrinchar tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de pagamento. Veja:

O que é o cartão pré-pago e como funciona?

Ele é um cartão que você pode carregar créditos com a quantidade de dinheiro de sua escolha. O cartão pré-pago é capaz de fazer qualquer compra que você faria se estivesse utilizando o cartão de crédito, inclusive, é possível usá-lo para fazer compras online.

O melhor é que não é preciso que você tenha uma conta em algum banco para obter um. Ele tem algumas diferenças de um cartão de crédito padrão, principalmente na hora do pagamento. Como você carrega o valor antes de usar, o dinheiro já é quitado, diferente do cartão de crédito convencional onde você o usa e só depois paga a fatura.

Além disso, há dois tipos de cartões pré-pagos: os de utilização única que não podem ser recarregados e após o uso são trocados, e os recarregáveis que podem ser carregados em qualquer caixa multibanco por meio da opção pagamentos e serviços.

Esses cartões são emitidos tanto por bancos quanto entidades financeiras e empresas retalhistas. Segue a lista de algumas instituições: Banco do Brasil, Meo Cartão, Westor n Union, AcessoCard – Mastercard e Itaú.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de cartão?

Como qualquer modelo de pagamento há tanto vantagens quanto desvantagens. Confira algumas que separamos para vocês:

Vantagens:

  1. Pode fazer compras na internet, mesmo se você não estiver vinculado a um banco;
  2. Você tem segurança para realizar as suas compras, principalmente online, já que só há acesso ao saldo restante no cartão. Sem nenhum acesso a outras informações como a sua conta bancária, como aconteceria com um cartão de crédito comum;
  3. Algumas empresas de cartão pré-pago podem oferecer prêmios em pontuação e programas. Com possibilidades de ganhar até prêmios em dinheiro;
  4. No caso de viagens estrangeiras o cartão pode ser usado como traveler’s check. Já que ele pode ser carregado por diferentes moedas.

Desvantagens:

  1. Existem muitas taxas. Quando você pede um cartão desse tipo é necessário pagar taxa de adesão, de abastecimento e para sacar. Aliás, as de saque costumam ser bem altas;
  2. Nem todas as empresas e sites aceitam esse tipo de cartão. Apesar de não ser com todos, é importante que você fique atento para qual é a bandeira do seu pré-pago. Procure por bandeiras mais comuns como Visa, Mastercard, Visa Electron etc.;
  3. Em caso de usá-lo em um país estrangeiro é importante que você já saiba o quanto gastará e fique atento, pois são acrescidos geralmente 6,38% de IOF, além de pagar quase 3% de taxa de conversão por compra e saque;
  4. Não é possível parcelar as compras, já que você só pode gastar o valor carregado.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você entender melhor como funciona o cartão de crédito pré-pago. Quer ver mais textos como esse? Então nos siga no Facebook.