Motivar a equipe com viagens pode ser a estratégia que sua empresa está precisando para alavancar as vendas e crescer no mercado. As chamadas viagens de incentivo são prêmios dados pelas companhias aos colaboradores que se destacam entre seus colegas e ajudam a bater metas.

Elas são uma excelente ferramenta, porque estimulam os colaboradores a alcançarem, e até mesmo ultrapassarem, um objetivo preestabelecido para os resultados.

Apesar de todas essas vantagens, as empresas devem ficar atentas ao montar um programa para motivar a equipe com viagens de incentivo. Por isso, preparamos um post com as principais informações e algumas dicas. Continue lendo e confira!

Como montar programas para motivar a equipe com viagens?

Algumas ações são fundamentais para que o programa de viagens de incentivo seja um sucesso. Dentre elas estão:

1. Defina metas possíveis

Esse é o primeiro passo para que sua equipe se sinta realmente motivada com o programa. De nada adianta estabelecer metas impossíveis, que só deixarão os colaboradores frustrados. Ao trabalhar com uma meta possível, a equipe se sente mais motivada porque sabe que conseguirá atingi-la e receberá a recompensa.

2. Disponibilize relatórios de rendimento

Crie um hotsite especialmente para que os colaboradores possam acompanhar os relatórios de rendimento individuais e da equipe como um todo.

3. Divulgue o programa de viagens de incentivo

A comunicação é um dos diferenciais para que o programa seja um sucesso. Dispare e-mails com o acompanhamento das atividades, reuniões, lançamento de produtos e até mesmo o próprio ranqueamento.

Além disso, você pode também divulgar a última viagem de incentivo oferecida pela empresa para despertar a curiosidade dos colaboradores e aumentar a motivação.

4. Planeje viagens personalizadas

Que tal fugir do comum e planejar viagens personalizadas, com passeios exclusivos? Muitas empresas já descobriram o poder das viagens de incentivo para motivar a equipe, mas acabam oferecendo os mesmos prêmios, o que torna a ação recorrente e pouco estimulante.

Portanto, invista em viagens que possam oferecer experiências que promovam o incentivo da equipe. Se estiver na dúvida sobre como montar uma viagem personalizada, é só entrar em contato com uma empresa especializada.

Quais são os melhores destinos?

Há diversas opções de destinos incríveis para viagens de incentivo que sua empresa pode oferecer. Para te ajudar a escolher o melhor, separamos algumas opções (por temas). Veja:

1. Relaxamento

Que tal descansar em algum lugar paradisíaco e com vista para o mar? Cartagena das Índias, na Colômbia, pode ser uma excelente opção. A cidade é banhada pelo mar do Caribe e oferece praias com água transparente e areia clara, excelentes para relaxar.

Os spas também são boas escolhas para mimar a equipe com massagens, tratamentos e momentos tranquilos. Há excelentes spas à beira mar, mas também em hotéis-fazenda espalhados pelo interior.

2. Cultura

Que tal levar os vencedores do programa de viagens de incentivo para cidades cheias de museus e teatros? No exterior há interessantes opções como Nova York, que oferece diversos shows na Broadway, ou Londres, com toda a sua arquitetura histórica e museus.

Mais próximo, há Buenos Aires, com sua intensa vida cultural, e as cidades históricas brasileiras como Ouro Preto, em Minas Gerais.

3. Conhecimento

A empresa também pode oferecer cursos no exterior para aprimorar o conhecimento da equipe. Uma das opções é da Disney Institute, nos Estados Unidos, uma excelente referência para o setor de serviços.

4. Aventura

Ofereça uma opção que agrade os aventureiros e apaixonados por esportes radicais. Escalada e rapel são atividades obrigatórias que o destino escolhido deve oferecer.

No Brasil, há locais como o Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), que possui mais de 300 cavernas. Já no exterior, um dos países mais conhecidos é a Nova Zelândia, que oferece bungee jump, paraquedas, esqui, entre outras atividades — em meio a paisagens incríveis.

E então, gostou do nosso post sobre como motivar a equipe com viagens? Assine a nossa newsletter e aproveite para acompanhar as novidades sobre o turismo de lazer e corporativo.