Se você está pensando em fazer uma viagem pela América do Sul e procurando belas paisagens, precisa conhecer o Lago Titicaca. Ele fica na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é o lago mais alto navegável do mundo, foi habitado pelos Incas e possui ilhas flutuantes construídas por quem vive lá.

E é simplesmente lindo! Um ótimo destino para visitar, lá, você pode entrar em contato com a cultura local, conhecer as lendas que envolvem a região e, ainda, fazer fotos belíssimas. A seguir, conheça mais sobre o Lago Titicaca e as suas paisagens incríveis!

A região do Lago Titicaca

O lago fica perto dos Andes, entre as cidades de Puno (Peru) e La Paz (Bolívia), passando pela povoação de Copacabana. Então, a melhor opção, se você está considerando uma viagem por essa região, é se hospedar em um desses lugares.

As ilhas do Lago Titicaca são funcionais, e existem famílias que vivem lá, mas há pouquíssimas opções de hospedagem. Por isso, o melhor é fazer uma viagem bate e volta.

Porém, em algumas das ilhas, os moradores oferecem estadia para os turistas em suas próprias casas. Há também pequenos restaurantes montados pelos locais para atender às demandas dos viajantes.

A lenda do nascimento dos Incas no Lago Titicaca

O lago navegável mais alto do mundo (a 3.812 metros do nível do mar) possui várias ilhas, mas uma delas, a Isla del Sol, foi o berço da civilização Inca, segundo a lenda passada de geração em geração.

O Deus Sol teria enviado seus filhos para buscarem o local perfeito para o nascimento do povo Inca. E a escolha foi a Isla del Sol, que, hoje, fica perto da cidade de Copacabana. Até a chegada dos espanhóis, durante os movimentos expansionistas do século 16, o Lago Titicaca era habitado pelos Incas.

A Isla del Sol é pequena, montanhosa e árida. Para percorrê-la, bastam algumas horas, mas é preciso muito fôlego. O esforço é recompensado pela vista maravilhosa que se têm do lago. Para quem gosta de história, essa ilha conta com mais de 180 ruínas que datam de pelo menos 500 anos atrás.

Outra ilha onde também pode se encontrar sítios arqueológicos é a Isla de la Luna, que, segundo a mitologia Inca, foi onde nasceu Mama Quilla, Deusa da Lua.

As diferentes paisagens do Lago Titicaca

O Lago Titicaca é um lugar único no mundo. Há muito para se ver ali. Um cenário muito interessante para conhecer são as ilhas de casas flutuantes, feitas de juncos e habitadas por famílias do povo Uros, responsáveis pela manutenção das residências.

O objetivo das casas flutuantes costumava ser a mobilidade: a qualquer sinal de perigo, a população podia se deslocar e levar suas casas junto. Hoje, elas continuam como tradição.

As ilhas incas, de que falamos antes, não são flutuantes, são tradicionais mesmo. Mas oferecem vistas maravilhosas. Além das 41 ilhas, do azul da água e da cultura que se manifesta na arquitetura e na arte, a visita se torna completa com uma bela vista dos Andes a partir da região do lago.

O Lago Titicaca tem algumas das paisagens mais incríveis do mundo e está na América do Sul, aqui pertinho, o que torna a viagem muito mais fácil. Afinal, tanto a Bolívia quanto o Peru fazem parte do Mercosul, e nós, brasileiros, não precisamos de passaporte para visitá-los, você sabia?

Gostou de conhecer mais sobre o Lago Titicaca? Quem sabe seus amigos também não têm interesse de saber mais sobre as belas paisagens do local? Compartilhe o post nas redes sociais e incentive que eles também conheçam esse destino incrível!