Irritação, desânimo, falta de produtividade. Se os colaboradores da sua empresa estão apresentando esses sintomas, é sinal de que o engajamento está baixo ou acabou de vez. Para contornar isso, é preciso investir em estratégias para motivar os funcionários.

O engajamento das equipes deve ser buscado continuamente. É necessário aplicar algumas técnicas e conhecimentos para estimular todos os colaboradores. Adequar melhor a infraestrutura e investir em recompensas são alguns dos caminhos a se seguir.

Mas como fazer isso? Acompanhe este texto e conheça 8 maneiras de deixar seus funcionários mais felizes e com bom desempenho no trabalho. Confira!

1. Identifique os talentos de seus colaboradores

A motivação funciona com estímulo. Em outras palavras, se o funcionário não se sente reconhecido e incentivado a progredir, ele não terá motivo para agir assim. Dessa forma, é interessante promover a participação mais ativa dos colaboradores.

Peça que eles deem sugestões, ideias, estratégias. Invista na descoberta e desenvolvimento dos talentos da equipe. Essa prática é válida seja qual for o tamanho ou porte da empresa. Assim, os colaboradores vão se sentir mais valorizados e incluídos nos processos e, com isso, a motivação e o engajamento tendem a aumentar.

2. Faça com que as conquistas sejam reconhecidas

Pense em uma situação na qual o funcionário se esforçou bastante para conseguir um bom resultado, mas não recebeu nenhum elogio pela conquista. Isso é algo bastante desmotivador, não acha?

Para evitar isso, é sempre bom investir em formas de reconhecimento, seja por meio de um incentivo financeiro, como bônus por desempenho, ou um feedback positivo e estruturado. O colaborador precisa entender que todo seu esforço importa muito para a empresa.

3. Ofereça viagens de incentivo

Uma outra estratégia de motivação dos funcionários é por meio das viagens de incentivo. Elas são usadas de acordo com as necessidades motivacionais da organização. Por exemplo, elas podem servir de prêmio para aquele funcionário exemplar ou recompensar toda uma equipe que bateu uma meta incrível.

As viagens de incentivo também são ideias para oferecer descanso físico e mental. É o caso daquele colaborador que trabalhou exaustivamente para conquistar uma excelente resultado. Oferecer a ele uma viagem para um lugar paradisíaco pode garantir a renovação das energias e, com isso, melhorar sua motivação.

Ainda, essas viagens corporativas podem ser usadas para aprimorar as habilidades dos colaboradores. Muitas vezes, eles se sentem desmotivados porque não têm conhecimento suficiente para estimular a sua autoestima ou capacidade profissional.

Neste sentido, uma viagem internacional, por exemplo, pode melhorar a bagagem cultural desse indivíduo e até mesmo ensinar a ele um segundo idioma.

4. Proveja um ambiente confortável

Você sabia que, em média, um funcionário passa um terço do seu dia no trabalho? Imagine então o quanto pode ser desmotivador para ele se o ambiente onde trabalha for desconfortável! Dessa forma, deve-se investir em infraestrutura para garantir comodidade aos colaboradores.

Cadeiras e mesas com ergonomia adequada para cada tipo de atividade sendo desempenhada são fundamentais. Também uma iluminação homogênea e clara ajuda muito no rendimento dos colaboradores.

Ainda é interessante em investir em espaços de convivência entre os funcionários. Não é por acaso que grandes empresas — como Google, Facebook e Microsoft — contam com móveis lúdicos em suas sedes, tais como tobogãs e playground. Tudo para compor uma decoração mais criativa e que deixe os funcionários mais relaxados e motivados.

5. Melhore a sua capacidade de liderança

Se a equipe está desmotivada, devemos observar a atuação do líder desse grupo. Afinal, uma das funções de uma liderança eficiente é a motivação de funcionários da sua equipe.

Perceba quais pontos você deve melhorar durante o processo de liderança. Por exemplo, verifique se você está sendo chefe ou líder. E também observe se tem elogiado os colaboradores pelo bom desempenho. É importante enxergar até quando o seu jeito de liderar infere na motivação da equipe.

6. Elabore as metas com os funcionários

Regras foram feitas para ser cumpridas. Essa frase pode ser bastante importante para a eficiência de uma equipe. No entanto, quando as regras e demais tarefas são impostas rigorosamente, isso pode comprometer a motivação dos funcionários.

Isso porque esse tipo de imposição não permite que o funcionário desenvolva sua autonomia. Ele se sente como engrenagem da fábrica, e não como um profissional com capacidade relevante para compreender e executar os processos da organização.

É preciso criar identificação do funcionário com a tarefa a ser cumprida. Nesse sentido, elabore as metas com ele. Deixe claros os objetivos e estimule o funcionário a oferecer o melhor.

Sempre que possível, também divida as metas em passos. Forneça informações de cada etapa. Assim, o funcionário vai sentir que as metas são mais palpáveis e possíveis de ser alcançadas. Isso incentiva muito a motivação.

7. Ofereça prêmios de experiência

Nem sempre ganhar um bônus em dinheiro é algo motivador para aquele profissional. Principalmente para aqueles que buscam por experiências para se sentirem melhor, o modelo de premiação deve ser focado nisso.

Sendo assim, feche parcerias com estabelecimentos que ofereçam experiências interessantes aos seus funcionários. Por exemplo, academias, restaurantes e instituições de ensino podem ser ótimos parceiros para dar a seus funcionários momentos de lazer, diversão e aprendizado.

8. Desafie seus funcionários

A acomodação é um dos motivos para a desmotivação de funcionários. Principalmente aqueles mais talentosos ficam frustrados porque não são estimulados a encontrar novos resultados e, com isso, se entediam ao seguir sempre os mesmos caminhos.

É preciso mudar isso. Desafie seus funcionários! Faça competições de informações em que temas devem ser solucionados. Esses assuntos podem ser tanto vinculados ao contexto organizacional ou da vida cotidiana.

Para as melhores propostas, ofereça prêmios. Assim, você vai reparar como vai ocorrer o aumento da criatividade e, com isso, da motivação dos seus colaboradores.

Essas foram algumas táticas imbatíveis para motivar os funcionários. É interessante também que você pratique a empatia. Escute cuidadosamente cada pedido dos funcionários e, se possível seja um ombro amigo, se assim for solicitado. É preciso estar do lado dos funcionários inclusive em momentos difíceis.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos seguindo a nossa página no Facebook!