Quem não conhece alguém que já caiu ou mesmo foi vítima de "pegadinhas" de agências de turismo picaretas? Infelizmente, há inúmeros casos relacionados desde ao mau atendimento até calotes em que as companhias deixam de pagar hotéis e passagens aéreas, não ressarcindo os consumidores.

Além do prejuízo financeiro, a frustração de não poder realizar a viagem e a dor de cabeça de ter que lidar com toda a burocracia para tentar reaver o que perdeu são alguns dos principais danos causados por empresas que prestam um serviço ruim. Para evitar que você seja vítima de uma agência de turismo picareta, preparamos este post.

Quer garantir que tudo corra bem em suas próximas viagens? Continue a leitura e confira 5 dicas sobre o que é preciso seguir para não cair em "pegadinhas":

1. Pesquise pela reputação e por referências da agência

Antes de decidir qual agência será responsável por montar seu pacote de viagens, é preciso pesquisar sua reputação e suas referências. Primeiro, se certifique de que ela esteja cadastrada no Ministério do Turismo.

Por meio do site do órgão, além de verificar todos os prestadores de serviço da área, também é possível saber se eles operam de acordo com a lei. É importante ressaltar que apenas as agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo estão autorizadas a funcionar, segundo a Lei 11.771/08, artigo 27.

Não se esqueça de pesquisar no Procon e em sites de reclamações de consumidores — como o Reclame Aqui — se há denúncias, queixas ou algum outro tipo de problema envolvendo a companhia de turismo que você deseja contratar. Cheque também as reclamações nas entidades de prestadores de serviços turísticos, como a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), e as redes sociais.

Converse com colegas e amigos e pergunte se já utilizaram os serviços prestados pela agência. Caso a resposta seja afirmativa, questione se gostaram e se recomendariam uma viagem intermediada pela empresa.

2. Leia com cuidado as especificações do contrato

Outra reclamação bastante comum entre os clientes que sofrem com as agências de turismo picaretas é referente ao oferecimento de alguns tipos de serviços. Muitas prometem várias coisas na hora de vender, mas não colocam esses itens no contrato.

Por isso, é preciso ficar atento às especificações do contrato — e não apenas ao que diz respeito ao oferecimento de serviços. Dê atenção também:

  • às condições de pagamento e ao preço total;
  • a quais são as condições para alteração, cancelamento e reembolso do pagamento dos serviços;
  • a quais são as empresas e empreendimentos participantes da viagem;
  • a quem é responsável legal pela execução dos serviços.

Lembre-se de que, de acordo com o Ministério do Turismo, se a agência fizer o cancelamento do serviço sem a sua autorização, você pode e deve acionar o órgão de defesa do consumidor do seu Estado. Trata-se de uma infração ao Código de Defesa do Consumidor.

3. Preste atenção nos termos utilizados no pacote de viagem

Boa parte dos termos utilizados em pacotes de viagem é desconhecida para a maioria das pessoas. Por isso mesmo, é preciso ficar atento para não cair em "pegadinhas". Confira os mais comuns e seus significados:

  • all inclusive: refeições como café da manhã, almoço e jantar, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, costumam estar inclusas neste tipo de sistema;
  • city tour: passeio turístico pela cidade. Normalmente, é feito a bordo de um ônibus, acompanhado de um guia;
  • code-sharing: voo compartilhado entre duas ou mais companhias aéreas;
  • early check-in: entrada no hotel em horário anterior ao regular, que, normalmente, é a partir das 12h;
  • late check-out: saída do hotel depois do horário padrão, que também costuma ser a partir das 12h;
  • pensão completa: diária de hotel com café da manhã, almoço e jantar, mas sem bebidas;
  • shuttle: veículo que faz o transporte de passageiros entre a estação de trem (ou de ônibus) ou aeroporto até o centro da cidade e vice-versa;
  • traslado: é o transporte terrestre de um passageiro. É bastante utilizado para deslocamento entre o hotel e o aeroporto e vice-versa.

4. Confira quais são os serviços oferecidos

Como mencionamos acima, o oferecimento de serviços é uma das maiores reclamações dos consumidores. Há várias agências picaretas, que vendem um pacote mencionando todos os benefícios que o hotel oferece para os hóspedes, por exemplo, mas esquecem de dizer que muitos deles precisam ser pagos à parte para serem usufruídos.

Por isso, confira quais serviços estão inclusos no pacote de viagem, desde o spa do hotel até um passeio turístico pela cidade. Assim, você evitará ser pego de surpresa durante seu momento de lazer ou trabalho e poderá optar por comprar ou não o serviço à parte.

5. Peça à agência, com antecedência, alguns documentos

Peça, com antecedência, o documento de confirmação da reserva no hotel, as passagens aéreas ou de ônibus (já com o assento marcado) e o roteiro da viagem à agência.

Caso esteja desconfiado da documentação enviada pela empresa, entre em contato com o hotel e ligue para a companhia de transporte para confirmar se as reservas foram feitas e pagas. Aproveite para deixar um contato telefônico e, também, um e-mail para que você possa ser diretamente localizado caso ocorra algum problema.

Bônus: fuja de agências de turismo picaretas

Temos certeza de que, seguindo essas 5 dicas que selecionamos, você não vai cair em "pegadinhas" de agências de turismo picaretas. Lembre-se sempre de priorizar a confiança, o comprometimento e a eficiência ao buscar por uma agência de turismo.

E aproveite para usufruir dos bons serviços oferecidos por uma empresa íntegra, que pode lhe prestar assistência full time, personalizar um roteiro de acordo com o que você deseja, oferecer instruções sobre documentação e, claro, disponibilizar a comodidade de contratar tudo em um só lugar, desde a passagem aérea e o hotel até passeios e a locação do carro.

E então, o que você está esperando para ter a melhor experiência e chutar as agências de turismo picaretas para escanteio? Entre em contato com a gente e entenda por que superar suas expectativas é o nosso compromisso!