Apoio ao Viajante / Autorização de Menores

1.0 - No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal, conforme modelo a seguir. O menor obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte.


1.1 - Na ausência de um dos pais, apresentar o formulário próprio com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório ou procuração específica, autorizando a emissão de passaporte ao menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em cartório (procuração pública) ou com firma reconhecida (procuração particular).


1.2 - Em caso de óbito de um dos pais, apresentar a Certidão de Óbito original.


1.3 - Na ausência de ambos os genitores deverá ser apresentada procuração pública específica, autorizando a expedição de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior ou, ainda, lavrada em repartição notarial estrangeira, acompanhada de tradução por tradutor juramentado e devidamente consularizada. Em qualquer dessas hipóteses, deve o procurador acompanhar o menor no ato da expedição e entrega do passaporte.


1.4 - Não serão aceitas procurações nem autorizações lavradas há mais de um ano.


1.5 - Os genitores, o responsável legal ou o procurador deverão apresentar documento de identidade em original.


1.6 - Para a emissão de passaporte para crianças menores de 3 anos de idade deverá ser apresentada 1(uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data, e em fundo branco.


1.7 - No caso de criança ou adolescente adotado em processo de adoção internacional, deverão ser apresentados também os seguintes documentos:

- certificado de conformidade expedido pela CEJA/CEJAI;

- certidão de nascimento atual do menor adotado;

- cópia autenticada da sentença de adoção;

- certidão de nascimento anterior do menor adotado, se na sentença de adoção não constar o nome anterior do menor e os nomes dos pais biológicos;

- passaporte(s) do(s) adotante(s).


2.0 - No ato da entrega do passaporte o menor deverá estar acompanhado de um dos genitores, do responsável legal ou procurador.


2.1 - É permitida a entrega do passaporte de criança menor de 12 (doze) anos não alfabetizada a um dos seus pais ou responsável legal, devidamente identificado, mediante a aposição do carimbo padrão no campo da assinatura na caderneta respectiva (“Menor não alfabetizado / Iliterate minor”), sem necessidade de novo comparecimento da criança.


3.0 - A autorização dos pais para obter passaporte não supre a autorização para o menor viajar para o exterior desacompanhado


3.1 - Quanto à autorização dos pais para viagem internacional, vide os artigos 84 e 85 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Resolução nº 131/2011-CNJ e o Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior.


4.0 - Se o menor for viajar para o exterior desacompanhado de um ou de ambos os pais, estes deverão preencher e assinar autorização de viagem, com firma reconhecida em cartório.


5.0 - A falta da autorização de um ou de ambos os pais ou do representante legal, será suprida pelo Juiz competente.


6.0 - Havendo justificadas razões outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora.


6.1 - Caso a genitora do menor tenha alterado o nome, em razão de casamento, separação ou divórcio, será necessária a apresentação da certidão de casamento para comprovar a maternidade, se no documento do menor conste ainda o nome anterior da genitora.

Últimas Promoções

Estados Unidos imperdível!
ler







Não fique fora dessa!

Estados Unidos imperdível!

Promoção valida até 30 de Janeiro de 2018
Treinamento  Excelência em Serviços e Liderança
ler







Treinamento de Excelência em Serviços e Treinamento

Treinamento Excelência em Serviços e Liderança

Promoção valida até 31 de Dezembro de 2017
Chip 4G
ler







Vai viajar? reserve já o Chip 4G

Chip 4G

Promoção valida até 31 de Dezembro de 2017
Carnaval no Caribe !
ler







Carnaval no Caribe com CW Tour

Carnaval no Caribe !

Promoção valida até 20 de Dezembro de 2017